Cooperadora da Família na nova direção da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal

A Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP) tem nova direção. Lúcia Correia, da Companhia Missionária, é a nova presidente da CNISP. A Cooperadora da Família, Alice Cardoso (Coordenadora Geral do ISCF - Instituto Secular das Cooperadoras da Família) assume o cargo de vogal juntamente com Florinda Oliveira, da Sagrada Família.

Os novos membros foram eleitos no decorrer de uma reunião, em Coimbra, que teve por tema “Palestras do amor fraterno”.

Segundo os responsáveis da CNISP esta reunião foi um tempo “ de nos re-situarmos e de redescobrirmos a responsabilidade de sermos profetas como comunidade, de procurarmos juntos, com humildade e com paciência, uma palavra de sentido que pode ser dom para o país e para a Igreja, e dela dar testemunho com simplicidade”.

Com uma história que já conta com 70 anos de existência os institutos seculares “são expressão da consagração na secularidade” e “meios especiais para impregnar de fé, a vida quotidiana”

A CNISP tem consciência que em Portugal, os membros são poucos e envelhecidos “mas não  nos resignamos”,  afirmam. “O mundo contemporâneo parece particularmente sensível ao testemunho de quem assumir com coragem o risco e a responsabilidade do discernimento epocal e do projeto de edificação de uma humanidade nova e mais justa”.