Obra de Santa Zita de Elvas – Recordações de um ano letivo (2016/2017)

Foi em setembro que tudo começou…

Algumas lágrimas para quem chegava de novo, alegria para os que regressavam após as férias!

Depressa se fez a adaptação! O novo espaço, novos brinquedos, novas amizades ajudaram a que a adaptação se fizesse de forma harmoniosa e simples.

Nas salas a azáfama era muita! Era necessário decorar as áreas, identificar materiais, construir as pastas para guardar os trabalhos que iríamos fazer ao longo do ano e conhecermo-nos uns aos outros muito melhor!

À medida que o tempo foi passando, o projeto de cada grupo foi sendo elaborado, construído, planificado e desenvolvido.

Com a chegada do outono, os trabalhos alusivos a este tema foram surgindo de forma natural com elementos da natureza que cada criança ia trazendo para a sala: pedras, penas, bolotas, folhas secas…

De seguida veio o S. Martinho com as suas lendas e histórias de encantar e com os magustos para saborear.

E rapidamente chegámos ao mês de dezembro, mês da maior festa da família: o NATAL – o Nascimento de Jesus! Esta época é sem dúvida uma das mais importantes na nossa instituição que se vive intensamente! Este ano com a colaboração das famílias foi feita uma exposição de presépios muito bonita e original!

A Obra de Santa Zita de Elvas, a cargo das Cooperadoras da Família, voltou a participar no concurso organizado pela Associação Empresarial de Elvas e mais um ano conseguiu ficar entre os vencedores. Este ano coube-nos o segundo lugar, do qual muito nos orgulhamos. Para finalizar esta época festiva convidámos as famílias a assistir à nossa festinha de Natal com encenações do Nascimento de Jesus, danças e cânticos!

O ano 2017 começou com alguns passeios à rua para desejar a todos um Feliz Ano Novo com muita saúde e Jesus no Coração.

E aqui pelo Alentejo, o frio estava a chegar, era preciso vestuário bem quentinho! Mais uma vez, a colaboração dos pais foi imprescindível para a concretização destas atividades.

Chegou a época da folia e muita diversão: O Carnaval! Foi uma semana em que cada dia as crianças traziam adereços diferentes e bem criativos: gravatas, chapéus, camisas e fatos de encantar!

O mês de março começou com as celebrações ao nosso fundador Monsenhor Joaquim Alves Brás .

De seguida chegou o Dia do Pai, onde os pais tiveram oportunidade de passar com os seus filhos uma manhã diferente e bem divertida!

Chegou a primavera e as nossas árvores encheram-se de flores!

Celebrámos com a Páscoa a ressureição de Jesus!

Dia 27 de abril assinalámos o dia da padroeira da nossa instituição – Santa Zita.

Em maio, o Dia da Mãe envolveu todos, pois tinha que estar tudo perfeito para as receber!

No dia 12 de maio assinálamos a vinda do Papa Francisco a Portugal em visita a Fátima para as comemorações do Centenário das Aparições.

No dia 15 de maio voltámos a valorizar a família e festejámos o Dia Internacional das Famílias, valorizando as diferentes famílias das diferentes crianças que temos entre nós!

No dia 5 de junho assinalámos o Dia Mundial do Ambiente com um passeio ao Monte Selvagem (Montemor-o-Novo).

E finalizámos o nosso percurso no Pré-escolar com a grande festa final de ano onde os nossos finalistas se despediram com muita emoção!

O grupo de crianças da Sala dos Golfinhos terminou aqui o pré-escolar! Alguns entraram para esta instituição aos 4 meses e permanecem na sala de A.T.L. para o próximo ano letivo.

É com alegria que assistimos ao crescer (em idade, em altura, em valores e sentimentos, em relações…) destes meninos e meninas e é com saudade que nos despedimos!

Texto: Equipa Educadora de Infância Helena R. Vitor